Embora a celulite afete mais de 90% das mulheres e seja um problema de pele complexo, que envolve os hormônios femininos, já podemos dizer que atualmente ela tem um tratamento e pode ser controlada de maneira muito satisfatória. Isso, claro, desde que sejam adotadas medidas que ajudem a manter a pele íntegra, livre dos “furinhos” e com a gordura corporal reduzida e sem aumentos exagerados.
Mas, afinal, o que é a celulite?
Os furinhos nada mais são do que um problema de pele que afeta principalmente as mulheres. A celulite geralmente tem início na puberdade, quando o organismo começa a produzir quantidades maiores de hormônios sexuais. O estrogênio deposita sob a pele grandes quantidades de gordura com a finalidade de modelar o corpo feminino – isso explica por que a celulite afeta muito mais mulheres do que homens.
O problema ocorre quando esse depósito de gordura sob a pele se torna excessivo a ponto de prejudicar a circulação sanguínea e linfática, levando ao envelhecimento das fibras de colágeno da derme e causando o seu envelhecimento e retração, ou melhor, os “furinhos”. Dessa forma, podemos dizer que a soma desses dois fatores (o inchaço dos lóbulos de gordura e a retração das fibras de colágeno) dá origem ao aspecto da celulite.
Como tratar?
Após descobrir seu início, é mais fácil entender o tratamento do problema. Portanto, a prevenção da celulite deve começar pela redução da gordura depositada sob a pele e, em seguida, por medidas que estimulem a circulação sanguínea e linfática. Além disso, medidas que previnam o envelhecimento da pele nas áreas afetadas também podem ajudar.
Mas tudo isso pode ser feito em casa e de maneira simples? A resposta é “sim e não”. Confira os melhores tratamentos que você mesma pode fazer em casa e outros que requerem cuidados de um especialista:
> Cremes anticelulite
São os grandes aliados da mulher na batalha contra a celulite e têm a vantagem de poderem ser utilizados em casa, sem grandes complicações e com muita eficácia. Os melhores cremes para tratar e prevenir a celulite são aqueles ricos em cafeína, uma substância capaz de penetrar profundamente na pele e queimar os depósitos de gordura. Sem efeitos colaterais ou contra-indicações, os cremes à base de cafeína devem ser aplicados diariamente, se possível duas vezes ao dia, e sempre após o banho, com uma massagem leve nas áreas mais afetadas. E na hora de comprar o seu, fique de olho na concentração de cafeína, pois quanto maior sua concentração, melhores os resultados.
> Dieta e exercícios físicos
Uma dieta equilibrada, com poucas quantidades de gorduras saturadas, carnes, queijos e sal, e rica em antioxidantes provenientes de frutas frescas, ajuda muito a prevenir a celulite. Devemos ter em mente que a dieta é a chave para que a gordura não se deposite excessivamente sob a pele. Um alimento que eu recomendo muito é o chá branco ou chá verde, sempre fresco e preparado na hora, adoçado com um pouco de estévia. Muitos estudos apontam suas propriedades benéficas para a redução da gordura corporal e visceral, além de ser um ótimo protetor celular capaz de neutralizar os radicais livres que atacam as células do nosso corpo. Já os exercícios físicos aumentam a queima da gordura corporal e trabalham toda a parte circulatória, sendo um excelente hábito para quem quer ter mais saúde, viver mais e ainda prevenir a celulite.
> Procedimentos e aparelhos
Outro grande avanço são os tratamentos com aparelhos e inúmeros procedimentos que já podem ser realizados nas clínicas médicas dermatológicas. Atualmente, o médico dermatologista dispõe de um vasto arsenal de equipamentos modernos e com eficácia comprovada tanto na redução das medidas corporais como no tratamento da celulite propriamente dita. Vale a pena fazer uma agenda de visitas ao dermatologista e seguir à risca as suas recomendações.